Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária como instrumento para a alfabetização digital e letramento informacional


Desde o início de 2011 o LTI conta com o projeto  Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária como instrumento para alfabetização digital e letramento informacional, coordenado pelo professor Rodrigo Aquino de Carvalho.
Abaixo elencamos os principais objetivos, bem como justificativas e público alvo do projeto.

Objetivo geral:
Desenvolver práticas de ensino no LTI.

Objetivos específicos:
  • Criar, oferecer o espaço, promover (por convite ou contratação) cursos, mini-cursos e oficinas de uso de ferramentas tecnológicas e de alfabetização digital e informacional, permanentes ou temporários.
  • Servir como referência para práticas de alfabetização informacional e digital no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Justificativas:
  • A necessidade de fortalecer o LTI dentro dos objetivos da Universidade: Ensino, pesquisa e extensão.
  • A promoção do LTI como instrumento autônomo de ensino e não apenas de apoio; A promoção da educação informacional e digital dos alunos dos cursos lotados no ICHI, na busca de desenvolver autonomia quanto ao uso de informação e de tecnologias de informação e comunicação.
  • A necessidade de promover a importância do LTI, na busca de investimentos para melhoria da sua infra-estrutura.

Público alvo:
Prioritariamente estudantes dos cursos lotados no ICHI, demais estudantes da universidade e comunidade em geral.

Integrantes:
Carlos Eduardo Quadros – Mestre em Modelagem Computacional (FURG)
Cleuza Maria Medina dos Santos- Graduanda em Bacharel de Biblioteconomia (FURG)

Colaboradora:
Profª Renata Braz Gonçalves –  Professora efetiva do curso de Biblioteconomia (FURG)

Interessados em contribuir com o projeto, favor entrar em contato conosco para maiores informações.