O objetivo de um Sistema Operacional (S.O.) é inicializar e gerenciar os recursos de hardware e software do computador. Os sistemas operacionais mais utilizados atualmente são o Windows, GNU/Linux e Mac OS X.

A diferença mais marcante entre Linux e seus concorrentes é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows por exemplo, é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

Para utilização do Linux não é necessária nenhuma licença paga. Não é crime fazer cópias para instalar Linux em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e “correções” muito mais rápidas.

A partir do Núcleo Linux (Kernel) diversas distribuições são desenvolvidas, cada uma dessas possuindo suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware.

No Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária utilizamos o Ubuntu 16.10 por acreditarmos que este  adequa-se às necessidades de nossos usuários.
Além das ferramentas de sistema padrão e outros aplicativos menores, o Ubuntu é oferecido com diversos programas pré instalados que atendem às funcionalidades básicas, entre os quais estão a suíte de aplicativos LibreOffice e o navegador de internet Firefox. Programas para visualizar conteúdos multimídia, clientes de email e jogos simples completam o sistema básico.

Abaixo listamos seus principais aplicativos e equivalentes no Windows:

Nome do programa instalado no Satux Descrição Programa equivalente no Windows/ programas mais conhecidos
LibreOffice Writer Editor de texto Microsoft Word
LibreOffice Calc Editor de planilhas Microsoft Excel
LibreOffice Impress Editor de apresentações de slides Microsoft Powerpoint
LibreOffice Base Gestor de bases de dados Microsoft Access
LibreOffice Draw Desenho vetorial e editoração eletrônica Corel Draw
Empathy messenger
Comunicador instantâneo MSN/ Windows Live Messenger/ Skype
Brasero Gravador de cd e dvd Nero
Rhythmbox Player de mídia Windows Media Player
Mozilla Firefox Navegador Internet Explorer
MT Paint graphic editor Editor de imagens simples Paint

 

Referências:

O que é Linux? Disponível em: http://www.vivaolinux.com.br/linux/ Acesso em: 15 jan. 2012.

O que são distribuições? Disponível em: http://www.vivaolinux.com.br/linux/ Acesso em: 15 jan. 2012.

Ubuntu. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu Acesso em: 15 jan. 2012.