A Mozilla comemorou na última segunda-feira (10) dez anos do navegador Firefox. Para celebrar, a empresa divulgou 10 fatos curiosos sobre o browser. Confira abaixo:

1) Sem fins lucrativos

Além de ter o código aberto, o Firefox é o único navegador feito por uma organização orientada por missão sem fins lucrativos.

2) Aplicativo

Presente em desktops com sistemas Windows, Mac e Linux, o Firefox também está disponível para smartphones e tablets com Android. Segundo a Mozilla, o aplicativo já foi baixado mais de 80 milhões de vezes na Google Play.


 

3) Primeiro navegador com extensões

O Firefox foi o primeiro browser com a opção de extensões e personalização. Até o momento, cerca de 4 bilhões de complementos já foram baixados desde do lançamento do recurso.

4) Tradução

Uma comunidade global de voluntários traduz o Firefox para quase 90 idiomas, que, por sua vez, representam 50% dos usuários que não utilizam a versão em inglês. Além disso, a equipe de acessibilidade do Firefox disponibilizou a versão mais recente do navegador para usuários com deficiências físicas e motoras.

5) Sistema mobile open source

De acordo ainda com a Mozilla, o Firefox OS é o único sistema operacional "verdadeiramente aberto" para smartphones. Atualmente, o sistema já está presente em 24 países da Ásia, Europa e América Latina e possui 12 aparelhos sendo comercializados.

6) Navegador para desenvolvedores

O "Firefox Developer Edition" é o primeiro browser criado especificamente para desenvolvedores. O seu lançamento está marcado para a mesma data do aniversário do Firefox.

7) Privacidade

O Firefox oferece ferramentas para a privacidade online dos usuários como o Private Browsing, Guest Browsing, Do Not Track ("não rastreie") e o botão do "esquecimento", lançado recentemente.

8) Jogos 3D no navegador

O Firefox foi o primeiro navegador a permitir jogos 3D diretor do browser, seja no desktop ou mobile, graças ao WebGL, agora adotado pelos seus principais concorrentes.

9) Gecko

Além da raposa, o Firefox tem outro mascote. Trata-se do lagarto Gecko, motor Web responsável por trazer novos recursos e aumentar a interoperabilidade do navegador.

10) Anúncio no New York Times

O lançamento do Firefox foi anunciado em 2004 em uma página inteira do jornal The New York Times. Para isso, a Mozilla contou com a colaboração de 10 mil pessoas.

 

Fonte: Olhar Digital