Imagine uma situação em que seu orientador pede que você submeta um artigo a uma revista A1. Ou ainda que você precise fazer um levantamento de artigos apenas em periódicos qualificados. Como fazer isso?
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C.


Para descobrir o estrato de um periódico, você deve acessar o WebQualis. Clique no menu Consultar, localizado do lado esquerdo no alto da página e em seguida clique em Classificação. Você verá que existem quatro possibilidades de busca:
Como consultar o Qualis da Capes

1. Por ISSN do Periódico
O ISSN (International Standart Serial Number) é um código de oito dígitos que tem como finalidade identificar e individualizar o título de uma publicação seriada em âmbito internacional. Se você tem o ISSN de um periódico em mãos, basta inserir o código do periódico na caixa de busca para saber qual a sua classificação.
2. Por título do periódico

Caso você não tenha o ISSN, é possível consultar o estrato por meio do título do periódico; a pesquisa também é possível caso você tenha apenas parte do nome.

Notou alguma coisa estranha? Sim, é possível encontrar diferentes avaliações para um mesmo periódico! O título do periódico é o mesmo, o ISSN também, mas há vários estratos diferentes
E agora?
[...] As diferentes avaliações expressam a pertinência do conteúdo do periódico para uma determinada área. Logo, é preciso levar em conta o conteúdo da quarta coluna, onde você pode visualizar a área de avaliação correspondente a cada estrato.
Obs.: Mesmo dentro de uma mesma área um periódico pode receber diferentes avaliações nas versões impressa e on line. Fique atento!
3. Por classificação/Área de avaliação

Os filtros restringem a busca dos periódicos de acordo com a área e o estrato escolhidos por você e os resultados aparecem em ordem alfabética por título.
Esse mecanismo é bem útil quando precisamos selecionar apenas os periódicos mais qualificados para nossas pesquisas. Além disso, reduz-se o risco de fazer uma consulta equivocada como citei no item anterior; como os resultados apontarão apenas os periódicos da área pesquisada, só é preciso ficar atento com relação às versões impressa e on line.
4. Lista completa

A lista completa fornece todo os periódicos de todas as áreas, por isso pode ser visualizada apenas após o download do arquivo em pdf.

 

Fonte: Blog do Sistema de Bibliotecas da UCS